Papeis com graficos sobre uma superficie. Sobre os papeis, canetas, lupa e óculos

Nossa equipe traz 10 dicas para evitar que o seu investimento se transforme em pesadelo

Dois motivos especiais fazem com que muitas pessoas vejam a compra de lotes e terrenos como um bom investimento: o baixo custo de manutenção e a potencial valorização com o passar dos anos.

Não importa qual é o seu motivo para escolher comprar um lote. Seja para moradia ou como uma alternativa de renda, essa decisão de compra precisa levar em conta alguns cuidados básicos para evitar problemas no futuro. Confira 10 dicas que irão te ajudar a garantir um bom negócio:

  1. O primeiro passo é verificar o histórico da empresa responsável pelo loteamento. Peça referências sobre os loteamentos lançados anteriormente e, se possível, visite-os.
  2. Durante a visita fique bem atento à infraestrutura das ruas, iluminação, segurança e às demarcações dos lotes.
  3. Não se esqueça de verificar quais serviços essenciais estarão instalados, quem irá administrá-los e se o loteamento é aberto ou fechado.
  4. Confira no Registro de Imóveis o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto. É recomendável também verificar informações junto aos órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos de água e luz.
  5. Consulte o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para verificar sobre a idoneidade da empresa corretora. Com relação às obras, verifique o Termo de Vistoria de Obra (TVO), concedido pela Prefeitura, que retrata a entrega da infraestrutura do empreendimento.
  6. Loteamentos irregulares não se preocupam muito com o futuro de seus recebimentos. Por isso, antes de concluir o negócio, verifique quem financia o parcelamento e qual documentação é exigida.
  7. Para efetuar o pagamento, o consumidor deve dar a entrada ou sinal à empresa, além de exigir um recibo de sinal e um contrato que descreva de forma detalhada o empreendimento. Se algum procedimento diferente disso for proposto, fique atento!
  8. É necessário olhar com atenção a documentação do lote. Caso o lote seja irregular, a documentação irá denunciar se ele está instalado próximo a áreas de mananciais ou de proteção ambiental.
  9. Duvide dos preços baixíssimos, isso pode significar que o terreno está sendo colocado em nome de uma associação de moradores e/ou uma quota irregular vendida.
  10. Uma das prioridades é verificar a matrícula individual do lote, que garante ao proprietário que aquilo não é fruto de uma ocupação irregular. Essa conferência evita grande parte dos problemas que podem surgir durante a compra de terrenos.

Dica bônus: Seja qual for a opção de investimento, analise o crescimento da vizinhança, o comércio, o transporte público, o acesso, a qualidade das construções do entorno, a segurança e a distância de pontos de interesse, como hospitais, escolas ou centros comerciais. Estes fatores determinam a chance e o grau de valorização dos lotes.

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *